top of page

Salmos dos que crêm no amor de Deus

Foto do escritor: PASCOM - Perpétuo SocorroPASCOM - Perpétuo Socorro

Dom José Maria Maimone Bispo emérito de Umuarama (PR)

SALMO 14 (15)

Estamos vivendo a Quaresma, tempo de conversão e de salvação. Converter é mudar. Mudança de vida, mudança de conduta, correção de erros, tornar-se melhor.

O tempo quaresmal é um convite para sair do mal e abraçar o bem; sair das trevas e viver na luz. E Jesus é a luz do mundo; ele disse: “Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. E disse também: “Eu sou caminha a verdade e a vida”.

O salmo 14 é um salmo que expressa o desejo de estar com Deus, de estar com Jesus o Deus encarnado. Portanto, é o salmo de quem deseja converter-se e estar com Deus: “Quem poderá subir ao monte santo e habitar com Deus em seu tabernáculo?” (v. 1). E o salmista mostra, nos versículos seguintes, quem poderá alcançar esta felicidade: “É aquele que procura ser correto, pratica a justiça, fala sempre a verdade e nunca a mentira, não difama o seu próximo nem molesta seu vizinho com palavras ofensivas, respeita e valoriza os que temem a Deus, mas condena as atitudes malvadas dos criminosos, sempre cumpre o que prometeu mesmo que tenha prejuízo, não se aproveita da situação difícil para cobrar juros exagerados dos empréstimos que faz, não se deixa aliciar pelo dinheiro dos ricos a fim de condenar injustamente um inocente” (vv 2-5).

Depois desse elenco de virtudes, que caracteriza a vida cristã, o salmo é encerrado com esta sentença: “Quem viver dessa maneira será recebido no convívio de Deus”.

Peço a Deus que conceda a mim e a você chegar a esse ponto feliz da conversão e estar com Deus.

Para nos fortalecer nessa verdade, recordemos o que nos diz o discípulo amado: “Quem reconhece Jesus como o Filho Unigênito de Deus, permanece em Deus e Deus permanece nele. Nós tivemos a graça de experimentar o amor que Deus tem por nós e acreditamos nesse amor. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus estará nele” (1Jo 4, 15-16) .

Concluindo essa reflexão digo que precisamos buscar o amor, a santidade de Deus que nos diz: “Sede santos porque eu sou santo!” (Lv 19,2 e 1Pd 1,16).

É agora: “Hoje não fecheis os vossos corações mas ouvi a voz do Senhor!” (Sl 94, 8).


bottom of page