
Pe. Marcílio coordena estas noites, no salão da paróquia São Francisco de Assis, a 4ª Semana de Liturgia da Forania I – que compreende as paróquias da Ilha, BTN e Glória, a cada noite com um palestrante distinto.
O tema geral deste ano ‘A liturgia é fonte e carne de toda ação da Igreja’. Muita gente participa da formação e depois todo conhecimento adquirido aqui será repassado em outro encontros nas comunidades.

Salão paroquial da São Francisco de Assis, Forania I.
“Para mim também é uma experiência nova, a minha primeira participação, mas percebemos pelo interesse das pessoas, sempre com o salão cheio que é algo de muita importância, para nossa diocese e os trabalhos das comunidades.
Tema

“Este ano nós pensamos em trabalhar a liturgia como fonte comum de toda ação da Igreja, está no Sacrossanto Cursilho nº 10, e a partir da Eucaristia vem os desdobramentos, então nós precisamos partir deste ponto inicial e dos trabalhos em grupos (laboratórios) ir em cada dimensão da Eucaristia, compreendida como desdobramento da vida nas comunidades, pastorais e movimentos. Não se trata de falar como é a missa em si, mas a liturgia como um grande espaço celebrativo da Igreja”.
A Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia
“Falávamos ontem que São João Paulo II deixou bem claro: ‘a Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia, ou seja, a vida na comunidade, a vida do povo que está inserido, no altar da Eucaristia se encontra vida, esperança, desespero, espera, se encontra pecador e a santificação.”
A cada noite, um padre assume as palestras, Pe. Marcílio fez a abertura, nesta segunda-feira (17), na noite desta terça, foi Pe. Roni, e amanhã, será o bispo dom Guido.
“Estamos acompanhando e estar sendo um momento muito bonito, a cada dia um padre fará a sua dimensão e vamos concluir com os desdobramentos pastorais, ou seja, a prática de tudo que aprendemos aqui”, concluiu Pe. Marcílio.

Pe. Roni trouxe sua dimensão sobre o tema esta noite, amanhã será o bispo dom Guido.
Pascom
Fonte: Site Diocese de Paulo Afonso