A Comunidade é a primeira da Paróquia que festeja os seus padroeiros no decorrer do ano civil.
A Comunidade de Nossa Senhora das Graças e do Menino Jesus de Praga, localizada no Bairro Jardim Aeroporto, realizou um belíssimo novenário dos dias 24 de Janeiro a 02 de Fevereiro. Foram 09 dias de festa que serviram para unir não só os leigos da comunidade mas também os moradores da redondeza da Igreja, Padres, Grupos e Comunidades e fomentar um laço de amor e devoção aos devotos da Virgem das Graças.
Inspirados pelo tema "A igreja em oração, unida a Maria, Mãe de Jesus", os festejos tiveram inicio no dia 24 de janeiro com a tradicional alvorada, percorrendo algumas ruas do bairro ao som de cantos e hinos dedicados a Virgem das Graças e ao Menino Jesus de Praga. Ainda nesse dia, a noite, o Padre Diego Vitorino presidiu a celebração da Santa Missa, marcando a abertura oficial do novenário.
A programação seguiu até o dia 02 de fevereiro, data em que a Igreja celebra a "Festa da Apresentação do Senhor", momento que recorda a apresentação de Jesus no Templo, 40 dias após o Natal. Festa da Apresentação do Senhor. A Festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo, celebrada em 2 de fevereiro, relembra o momento em que Maria e José levaram Jesus ao Templo de Jerusalém, cumprindo a Lei de Moisés.
No local, o idoso Simeão reconheceu Jesus como o Messias e o chamou de "Luz para iluminar as nações" A celebração surgiu no Oriente no século IV e chegou ao Ocidente no século VII, sendo
depois associada à bênção das velas e procissão, dando origem à Festa da Candelária.
Simboliza Cristo como a luz do mundo e a obediência de Maria e José a Deus.
A Solenidade contou com uma procissão que abriu a noite festiva, culminando na Santa Missa das 19:30h, presidida pelo Padre Sérgio Reis Santos CRsR (Missionário Redentorista).

Em sua homilia, Padre Sérgio destacou a importância de fé da comunidade ao longo dos festejos, direcionando especialmente sua mensagem aos jovens. Ele os encorajou a perseverarem na vivência Cristã e a serem uma Igreja em saída, como nos exorta o Papa Francisco.
Com o encerramento dos festejos, a comunidade retorna seu calendário regular de Missas, realizadas no 1º e 3º sábado de cada mês.
Devoção a Nossa Senhora das Graças:
Nossa Senhora das Graças é um título dado à Virgem Maria e está ligado às aparições que ela fez a Santa Catarina Labouré, uma noviça das Filhas da Caridade, em Paris, França, no ano de 1830.
Durante as aparições, Maria revelou a Catarina o desejo de que uma medalha fosse cunhada com sua imagem, prometendo graças especiais àqueles que a usassem com fé. Essa medalha ficou conhecida como a Medalha Milagrosa.
A devoção a Nossa Senhora das Graças se espalhou rapidamente pelo mundo, sendo
associada a muitos milagres e graças concedidas aos fiéis. Seu dia é comemorado em 27
de novembro, data da revelação da medalha.
A comunidade festeja no dia 02 de fevereiro pois no mês de novembro a Igreja Matriz sedia a festa da Padroeira Paroquial, a Virgem do Perpétuo Socorro.
História do Menino Jesus de Praga:
O Menino Jesus de Praga é uma famosa imagem de Jesus Cristo criança, venerada especialmente na cidade de Praga, na República Tcheca.
A devoção surgiu no século XVI, quando a imagem foi levada da Espanha para um convento das Carmelitas em Praga. A tradição conta que a imagem foi doada ao convento pela princesa Polyxena de Lobkowicz e, anos depois, durante uma guerra, foi esquecida e danificada. Mais tarde, um padre carmelita a encontrou e, ao restaurá-la, teria ouvido Jesus dizer: "Tende piedade de mim e eu terei piedade de vós. Dai-me as mãos e eu vos darei a paz.”
Desde então, muitos milagres e graças foram atribuídos à devoção ao Menino Jesus de Praga, que se espalhou pelo mundo. A imagem é conhecida por representar Jesus como rei, vestindo roupas reais e segurando um globo na mão, simbolizando sua soberania sobre o mundo.
REDAÇÃO: Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro | PASCOM
Comments